segunda-feira, 25 de abril de 2011

Plantas para lugares fechados.




Cada planta tem preferências quanto à quantidade de água, luz e nutrientes. Uma variação excessiva nesses elementos pode resultar em prejuízo de seu vigor. Assim se há muita luz no ambiente, e a planta prefere sombra, ela ganhará um aspecto doentio. Nesse caso, é preciso recuá-la para um canto sombreado.



Cuide bem de suas plantas de interior

Para mantê-las viçosas em ambientes fechados, basta dar o cuidado certo no momento adequado. Se você notar, por exemplo, que as pontas das folhas estão marrons e murchas e que as inferiores ficam amarelas e caem o problema é provavelmente, a falta de água. Portanto regue a até a água escorrer pelo buraco do vaso e só torne a molhar quando a terra secar novamente.

Manter as folhas limpas, ajuda as plantas a absorver melhor o oxigênio, tão necessário para sua sobrevivência. Lavá-las a cada quinze dias é o método ideal para remoção da poeira acumulada isso impede também o desenvolvimento de pulgões, cochonilhas e outras pragas.

Esses são apenas alguns dos pequenos cuidados com os quais você obtém plantas de interior realmente muito mais bonitas e viçosas.




Zamioculca

É ideal para escritórios, salas, um ambiente mais escuro.
Ela é da família da Comigo-ninguem-pode que é tóxica; o Guaiambé também da mesma família é usada como medicinal. Nunca lí nada sobre o fato dela ser tóxica, no entanto não deixe que seus animais comam suas folhas, no mínimo não terá sua planta destruída.
Os cuidados no cultivo da Zamioculca dentro de casa
O solo deve ser orgânico com excelente drenagem, resiste bem a ambientes com luminosidade deficiente. Se o solo for rico em matéria orgânica não haverá necessidade de adubação química. É uma das plantas que mais resiste à falta de luz.
Como fazer a poda
Retire-a do vaso, faça a divisão da touceira e replante a parte que quiser. O que sobrar pode presentear suas amigas.
A Zamioculca tem ótima resistência com pouca luminosidade, é um curinga para interiores. Mas é bom lembrar que, um arzinho renovado deve correr em qualquer ambiente com plantas, mas até sem ele ela suporta.
Ela também é conhecida como brilhante, por manter o brilho das folhas sob pouquíssima luz. As folhas parecem até enceradas.
O solo ideal para a Zamioculca deve ter boa drenagem e ser rico em matéria orgânica:
1 parte de terra comum
1 parte de terra vegetal
1 parte de areia de construção lavada
1/3 parte de húmus de minhoca.
A rega deve acontecer umas 2x por semana, ou sempre que o substrato estiver mais pra seco.
O crescimento é lento, o máximo de cuidados que ela exige é a retirada de folhas secas e murchas. Adubar a cada 3 meses com húmus de minhoca preferencialmente ou NPK 10-10-10, sem encostar nas hastes, só em volta do vaso, 1 colher de sopa não muito cheia, num vaso grande.
Fonte : Planta sonya

planta-3.jpg



Plantas de sombra ( Recebem apenas luz difusa, entre quatro e seis horas por dia, sem sol ou claridade direta):
- Jobóia
- Palmeira-Ráfis
- Singônio
- Espada de São Jorge
- Café-de-Salão.






Tipos de plantas para lugares fechados :

2 comentários:

  1. Sempre temos dúvidas quanto a isso.belo post. beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. oi Rejane,
    bom dia...

    sabe que aproveitamos o feriado para cuidar das plantinhas aqui de casa,
    inclusive os bonsais...

    estão todas muito satisfeitas,bem verdinhas

    beijinhos
    adorei as dicas

    ResponderExcluir