Se você tiver um tempinho clique aqui e regue meu secreto jardim ok? obrigada!!


Gente, eu gostaria de deixar claro, que eu trago de outros
sites (pesquisando no Google) as informações sobre como cuidar de plantas e compartilho aqui, com quem precisa aprender , assim como eu também!!

Grata pela compreensão !!!
Rejane





Seja muito bem-vindo caro(a) visitante !!

O JARDIM SECRETO DE CADA UM.

Há dentro de todos nós essa necessidade de ter em algum lugar nosso jardim secreto, não onde vamos confinar nossos segredos, mas onde podemos ter um encontro real e exclusivo conosco. © Letícia Thompson

CUIDE DE SEU JARDIM "Não corra atrás das borboletas. Cuide de seu jardim e elas virão até você!Se passarmos todo o tempo desejando as borboletas e reclamando porque elas não se aproximam da gente, mas vivem no jardim do nosso vizinho, elas realmente não virão. Mas, se dedicarmos a cuidar do nosso jardim, a transformar o nosso espaço, a nossa vida, num ambiente agradável, perfumado e bonito, será inevitável... As borboletas virão até a nós... Dê o que você tem de melhor e a vida lhe retribuirá. "

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Tumbergia Azul.



Tumbergia Azul

Amo flores!! Como estou planejando meu jardinzinho na varanda do meu apartamento, recebi esta dica da Paula minha vizinha virtual-pense como fiquei feliz! Esta vou comprar com certeza!!
                                                     Obrigada Paula,  adorei a dica !
                                     Rejane
Aceito sugestões e dicas com muito prazer!
                                                                                 


 Tumbergia Azul



  • Origem: Índia




A tumbérgia-azul é uma trepadeira muito rústica e ornamental. Ela apresenta flores grandes de coloração azul com o centro branco, que aparecem o ano todo, mas com mais intensidade na primavera e no verão. Ocorre ainda uma variedade de flores brancas. Suas folhas são perenes, verde-escuras e um pouco dentadas. Tem boa velocidade de crescimento, sendo uma ótima opção para cobrir pergolas, arcos e caramanchões. Ela é muito atrativa para as abelhas mamangavas.
Deve ser cultivada sob pleno sol em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Adubações periódicas com farinha de ossos estimulam uma intensa floração. Tolera bem o frio subtropical. Multiplica-se por estaquia.


 Pequisei sobre ela :  http://www.jardineiro.net/br/banco/thunbergia_grandiflora.php





Técnica de Cultivo:



Necessita de sol, mas aceita locais de sol pela manhã apenas, solo fértil e bem drenado.
Na cova de plantio colocar adubo animal de curral, bem decomposto, cerca de 500 gramas, se for cama de galinheiro, a metade da dose.
Adicionar também 100 gramas de farinha de ossos e areia, misturando tudo com composto orgânico feito de folhas.
Para maiores informações, ler artigo de como fazer sobre composto orgânico.
. Usar tutor feito de sarrafos ou então já conduzir os ramos para o muro, cerca ou pérgula.
Não esquecer de regar, na hora do plantio e depois por pelo menos 10 dias para garantir água para a muda. Depois espaçar para a rega normal do jardim.
Haverá necessidade de controle de seu tamanho, então em época em que estiver sem flores, realizar a poda do arbusto, deixando sempre pelo menos 6 gemas em cada ramo. Após a poda, adubar a muda com adubo animal curtido e composto orgânico regando bem.
 Pesquisado : http://www.fazfacil.com.br/jardim/trepadeira_tumbergia_azul.html

Thunbergia erecta.

 "A tumbérgia(Thunbergia erecta) é uma centelha do coração de Deus, a misericórdia divina em forma de flor.
Suas flores são comestíveis e nos ajudam na libertação do passado, das mágoas mais profundas do passado, alimentando nossa auto-estima e dignidade.
Um nome popular daThunbergia erecta émanto-de-rei, talvez pela textura das flores, macias e aveludadas. A cor das flores é púrpura-rei, a cor da generosidade e da nobreza.

tumbérgia-azul

O miolo da flor é um lindo sol-coração dourado, que.eleva nossa vibração e alinha nossos corpos com a preciosa virtude da solenidade. Essa vibrante radiação nos inspira criatividade, podendo nos tornar mais produtivos.
Conhecida também portumbérgia arbustiva, por seus ramos que crescem quase verticalmente (daí oerecta no nome), essa planta é muito resistente e de fácil propagação através de estacas de galhos e produz flores em abundância o ano inteiro."



Fonte : http://www.pousadajardimdoeden.com.br//tumbergia.php#tumbergia

4 comentários:

Brasil Desnudo disse...

Bom dia, Rejane!!

Sempre bom passar por aki, pois esse cantinho, além de especial, lindo, é maravilhoso sempre de se apreciar...
Conviver com a Natureza, é um ato onde todos os Seres deveriam refletir mais sobre isso, pois que sabe assim, não teriam menos conflitos com coisas banais do dia a dia..

Um lindo dia pra Ti querida

Bjs

MARCIO RJ

Paula disse...

Oi, Rejane!! Que legal que vc gostou das minhas dicas! E depois de ler seu post é que entendi por que uma das minhas tumbérgias é roxa, ela é da ereta, rárárá!! Aprendi!!

Só discordo de uma coisa, pelo menos aqui em casa nunca vi nenhuma mamangava nelas, embora elas apareçam aqui no meu quintal de vez em quando, sempre as vejo em outras flores, como no maracujá que eu tinha. Justamente por causa delas é que tirei ele, tenho 3 crianças, não dá para brincar com esse bicho não. Só quem já viu como fica uma picada delas sabe.

Essas plantas, além de lindas, são muito fáceis de cuidar mesmo. Eu se fosse vc procuraria a ereta mesmo, que não fica se enroscando toda. Vou procurar uma foto para colocar lá no blog para vc ver.

E flores azuis, ah! São uma maravilha a parte. Adoro.

Beijocas, vizinha!!

Adoro Festas e Jardins disse...

Que lindo seu blog...adorei...agora vou passar mais vezes por aqui.

lyscia braga disse...

Adorei seu blog, estou fazendo um jardim e estou tendo muita dificuldades de encontrar plantas que não sejam tóxicas ou venenosas para o meu cachorro que come tudo do chão, vou precisar de trepadeiras e plantas baixas além de três arvores grandonas , pensei em jacarandá mimoso mas não sei se é toxica e as outras não estou conseguindo encontrar nada , talvez hortinha, qual seria a trepadeira mais indicada, pleno sol em Petrópolis RJ> Obrigado

No meu arquivo, você encontrará matérias de sites e blogs
que ensinam a como cuidar da natureza.
Se você assim como eu, deseja aprender, é só clicar nos ítens abaixo.

Leia no meu arquivo.

Obrigada pela visita .Volte sempre ao meu paraiso. Rejane

Floresça!
No principio da vida todos são iniciados como sementes...Quando o primeiro broto surge, o Mundo é apresentado a ele...e muitas vezes os brotos se perguntam: "Como brotei?"Outros nem sequer se dão conta.Vivencie o broto do momento...Flua nesse brotar...Cultive com amor o seu território, não deixe as ervas daninhas, construídas de sua própria ilusão, interferirem no seu crescimento...Vivencie este crescimento...Assim você será uma bonita árvore cheia de sabedoria e amor a oferecer...Sinta a necessidade do coração e vá em frente escalando a divindade do seu Ser...Acredite, o supremo mora em vc...Brote! Cresça! Sinta se você está crescendo no caminho certo, identifique, faça o movimento verdadeiro para que sua árvore não mingue. Florescer na vida é florescer no hoje, no agora e no amanhã! Floresça a sua vida, simplesmente floresça!
(Fênix Faustine)
"Sei que é nos sonhos que os jardins existem, antes de existirem do lado de fora. " Rubem Alves

"Eu acho que Deus, ao criar o universo, pensava numa única palavra: Jardim! Jardim é a imagem de beleza, harmonia, amor, felicidade. Se me fosse dado dizer uma última palavra, uma única palavra, Jardim seria a palavra que eu diria." Rubem Alves

221l

Casa , natureza e amor.Tudo que precisamos para ser feliz.

Rejane