Se você tiver um tempinho clique aqui e regue meu secreto jardim ok? obrigada!!


Os posts deste Blog são copiados de outros
sites (pesquisando no Google)com seus devidos créditos.






Seja muito bem-vindo caro(a) visitante !!

O JARDIM SECRETO DE CADA UM.

Há dentro de todos nós essa necessidade de ter em algum lugar nosso jardim secreto, não onde vamos confinar nossos segredos, mas onde podemos ter um encontro real e exclusivo conosco. © Letícia Thompson

CUIDE DE SEU JARDIM "Não corra atrás das borboletas. Cuide de seu jardim e elas virão até você!Se passarmos todo o tempo desejando as borboletas e reclamando porque elas não se aproximam da gente, mas vivem no jardim do nosso vizinho, elas realmente não virão. Mas, se dedicarmos a cuidar do nosso jardim, a transformar o nosso espaço, a nossa vida, num ambiente agradável, perfumado e bonito, será inevitável... As borboletas virão até a nós... Dê o que você tem de melhor e a vida lhe retribuirá. "

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Plantas tóxicas .

As  que são mais comuns em intoxicações .
É bom divulgar!!

Copiado do site:  http://www.arteblog.net/flores-e-plantas/as-10-plantas-mais-toxicas/


Entre muitas plantas que são tóxicas, listamos as 10 que são mais comuns em intoxicações, seja por ingestão acidental ou até por pensar que não faz mal nenhum. Muito cuidado com estas plantas:

Planta Comigo-Ninguém-Pode muito comum em jardins e vasos e é a campeã em intoxicações.
  • Nome científico: Dieffenbachia spp -Tem folhas grandes e bem verdes. A mastigação de qualquer parte da planta forma edemas e irritação das mucosas, lábios e língua e na sequência vem a ardência, dor, vômitos, cólicas e o edema de glote que causa asfixia e pode levar a morte.

Planta Coroa-de-Cristo
  • Nome científico: Euphorbia millii Des Moulins -Folhas estreitas e com muitos espinhos no caule. Tem um látex que é cáustico e irritante para os olhos provocando a conjuntivite, lesões e até perfuração da córnea causando cegueira. Em contato com a boca e pele causa queimaduras e se ingerido causa diarréia, vômito e salivação excessiva.

Costela-de-Adão
  • Nome científico: Monstera deliciosa Liebm – Folhas grandes e cortadas, se mastigadas e ingeridas podem causar edemas, irritação de mucosas, lábios e garganta, levando a vômitos ou náuseas.

Avelós
  • Nome científico: Euphorbia tirucalli L. – Formado de muitos ramos verdes e não tem folhas, solta flores pequenas. No interior tem um látex que é cáustico e se ingerido causa irritação gastrointestinal, na pele causa quimaduras e inflamações.

Mamona
  • Nome científico: Ricinus communis L. – A semente produz óleo e tem folhas grandes. A ingestão da semente causa vômitos, diarréia e cólicas.

Aroeira-Brava
  • Lithraea brasiliensis March – Contêm princípios alergênicos, uroshiois e tanto as folhas quanto o caule são tóxicos. O contato com a planta ou mesmo passando próximo dela já pode causar bolhas e vesículas na pele.

Pinhão de Purga
  • Jatropha curcas L. -  Tem o fruto em forma de baga lisa e oleaginosa. Caso ingeridas causam muita dor abdominal com diarréia e vômitos. O látex causa dermatite na pele.

Cinamomo
  • Melia azedarach L. – Os frutos contêm saponinas e quando ingeridos causam diarréia, náuseas e vômitos

Copo de Leite
  • Zantedeschia aethiopica Spreng. – A ingestão causa irritação das mucosas com vômitos, dor e edemas.

Leiteiro Vermelho
  • Euphorbia cotinifolia L. – O látex pode causar quaimadura na pele e se ingerido causa irritação gastrointestinal e vômitos.
Fotos: cit.rs.gov.br

                                   Nos jardins 


Comigo-ninguém-pode
Planta comigo-ninguém-pode
Nos belos jardins existem muitas plantas que são lindas, mas muito perigosas e devemos tomar alguns cuidados para que não causem danos a saúde das pessoas que moram na casa e principlamente crianças que mexem em tudo e o que aparece pela frente vai direto na boca. Como elas estão aprendendo, tudo parece bom.
Comigo-ninguém-pode ou aninga-do-Pará
Nome científico: Dieffenbachia picta
Parte tóxica: Todas as partes da planta
Princípio ativo: oxalato de cálcio, saponinas. Os sintomas quando ingeridos ou mastigados são sensação de queimação, ardêndia e inchaço de lábios, na boca e língua. Vômitos, dor de barriga e salivação abundante com dificuldade de engolir e asfixia. Nos olhos causam irritação e até lesão da córnea.
Copo de leite
Copo de leite
Copo-de-Leite – nome científico: Zantedeschia aethiopica – Parte tóxica:todas as partes da planta
Princípio ativo: oxalato de cálcio – Principais sintomas no contado com a seiva da planta: Parecidas com o comigo-ninguém-pode, tipo queimaduras na pele, inchaço na boca e nos olhos geralmente causa irritação e lesão da córnea. Se ingerido causa náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia.
Bico de papagaio
Bico de papagaio
Bico-de-papagaio ou rabo de arara, família: Euphorbiaceae – Nome científico: Euphorbia pulcherrima Willd.
Parte tóxica: todas as partes da planta – Sintomas: a seiva leitosa causa lesão na pele e mucosas, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, dor em queimação e coceira; o contato com os olhos provoca irritação, lacrimejamento, edema das pálpebras e dificuldade de visão; a ingestão pode causar náuseas, vómitos e diarreia.
Princípio activo: látex irritante.
Coroa de cristo
Coroa de cristo
Coroa-de-cristo da família: Euphorbiaceae.
Nome científico: Euphorbia milii L. – Parte tóxica: todas as partes da planta.
Principais sintomas: a seiva leitosa causa lesão na pele e mucosas, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, dor em queimação e coceira; o contato com os olhos provoca irritação, lacrimejamento, edema das pálpebras e dificuldade de visão; a ingestão pode causar náuseas, vómitos e diarreia.
Princípio activo: látex irritante.
                                                            
                                                                   PLANTAS TÓXICAS



                                                           Divulgando esta informação

Leia sobre os tipos de plantas e a toxicidade delas acessando no
link :

Do Blog  : http://plantastoxicas-venenosas.blogspot.com/2009/10/broto-de-bambu-bambusa-vulgaris-planta.html



                                                                                

"Em algum grau, toda planta apresenta alguma toxicidade, mas a denominação plantas tóxicas se aplica àquelas cuja ingestão ou contato provoca sintomas de intoxicação. A intoxicação consiste em uma série de efeitos sintomáticos produzidos quando uma substância tóxica é ingerida ou entra em contacto com a pele, olhos ou mucosas . Pela diversidade dessas plantas que vivem ao nosso redor, como plantas ornamentais nas residências, nos jardins e parques, cultivadas ou na sua forma silvestre. Deste modo, fica evidente o risco de intoxicação tanto para o homem como para os animais."
A importância do grupo das plantas tóxicas, não está somente nos riscos que possam causar, mas também dos benefícios que podem proporcionar , já que os princípios ativos são o que determina a ação de ambos os tipos, e há plantas medicinais que são tóxicas se ingeridas em excesso.

Um comentário:

Paulo disse...

Bom dia. Gostaria de saber se a planta rafia é toxica para aves pois tenho calopsitas e elas gostam de pousar nelas e tenho receio de se elas comerem possam ficar intoxicadas.
Por favor mande resposta pelo meu e mail ( prtp00@gmail.com)
Desde já fico no aguardo.
Um abraço
Paulo

No meu arquivo, você encontrará matérias de sites e blogs
que ensinam a como cuidar da natureza.
Se você assim como eu, deseja aprender, é só clicar nos ítens abaixo.

Obrigada pela visita .Volte sempre ao meu paraiso. Rejane

Floresça!
No principio da vida todos são iniciados como sementes...Quando o primeiro broto surge, o Mundo é apresentado a ele...e muitas vezes os brotos se perguntam: "Como brotei?"Outros nem sequer se dão conta.Vivencie o broto do momento...Flua nesse brotar...Cultive com amor o seu território, não deixe as ervas daninhas, construídas de sua própria ilusão, interferirem no seu crescimento...Vivencie este crescimento...Assim você será uma bonita árvore cheia de sabedoria e amor a oferecer...Sinta a necessidade do coração e vá em frente escalando a divindade do seu Ser...Acredite, o supremo mora em vc...Brote! Cresça! Sinta se você está crescendo no caminho certo, identifique, faça o movimento verdadeiro para que sua árvore não mingue. Florescer na vida é florescer no hoje, no agora e no amanhã! Floresça a sua vida, simplesmente floresça!
(Fênix Faustine)
"Sei que é nos sonhos que os jardins existem, antes de existirem do lado de fora. " Rubem Alves

"Eu acho que Deus, ao criar o universo, pensava numa única palavra: Jardim! Jardim é a imagem de beleza, harmonia, amor, felicidade. Se me fosse dado dizer uma última palavra, uma única palavra, Jardim seria a palavra que eu diria." Rubem Alves

221l

Casa , natureza e amor.Tudo que precisamos para ser feliz.

Rejane